AEA, em busca da vanguarda e da convergência.
Permitam-me abordar dois assuntos neste espaço do AEA News. Primeiro sobre o recente lançamento do White Paper Cybersecurity, trabalho exaustivamente discutido na Comissão Técnica de Eletroeletrônica da AEA, e o segundo sobre a importância de se buscar convergência nos debates que levem o setor automotivo brasileiro rumo ao crescimento gradual e sustentável.
Na mesma medida em que os veículos, movidos a combustão interna ou à eletricidade, ganham cada vez mais tecnologias digitais, torna-se imprescindível a adoção de estratégias de segurança cibernética. De outra parte, porém, é sabido que cada montadora introduz sua própria tecnologia digital, quesito – aliás – de diferenciação de produto, diante da concorrência. Não há, efetivamente, harmonização de tecnologias digitais, tão pouco de segurança cibernética.
Há uma realidade na Europa, outra nos Estados Unidos, outra na Coreia, no Japão e, agora, na China… Com 36 páginas, o White Paper Cybersecurity, da AEA, faz um grande levantamento sobre essas diferentes realidades. Fez-se uma constatação. E não uma leitura conclusiva, de modo que os players setoriais possam dar iniciar a um amplo debate sobre o tema e, quem sabe, chegar ao início de uma legislação mais harmônica internacionalmente.
Por enquanto, posso assegurar que o lançamento do White Paper Cybersecurity representa vanguarda da AEA em debates técnicos. Num futuro bem próximo, segurança cibernética pode conquistar uma legislação específica, por meio da qual os autoveículos poderão vir a ser ainda mais seguros.
O segundo assunto de relevância refere-se aos encontros de dirigentes setoriais, promovidos mensalmente pela AEA. No último, dia 7 de maio, por exemplo, reunimos os presidentes da Anfavea, Igor Calvet, e do Sindipeças, Claudio Sahad, alguns de seus diretores, com a direção executiva e o conselho consultivo de nossa entidade. Permito-me atribuir nota 10 à iniciativa.
Nesses encontros, além da exposição de estudos da AEA, são debatidos temas que possam convergir em resultados práticos – de curto, médio e longo prazos – ao setor automobilístico brasileiro, sempre lastreados no tripé sustentabilidade, econômico e social.
Boa leitura a todos desta 8ª edição do AEA News.
Marcus Vinicius Aguiar
Presidente AEA
AEA lança White Paper Cybersecurity 2025
O avanço da conectividade, da inteligência artificial e dos sistemas embarcados têm transformado os veículos em verdadeiros computadores sobre rodas e, com isso, a necessidade de proteger esses sistemas contra invasões e alterações se tornou uma prioridade estratégica para a indústria automotiva. Com esse pano de fundo, a AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva realizou, no dia 15 de maio último, no auditório da UNIP Vila Clementino, em São Paulo, o Seminário AEA de Segurança e Conectividade, evento marcado pelo lançamento do White Paper Cybersecurity 2025.
Tecnologia a serviço da vida – Com o tema “Tecnologias de Conectividade e Segurança Veicular a Serviço da Vida”, o Seminário de Segurança e Conectividade reuniu especialistas da indústria automotiva para debater como a conectividade, a inteligência artificial e outras tecnologias emergentes estão moldando o futuro da mobilidade com foco na preservação de vidas e na segurança no trânsito.
Na abertura, Everton Lopes, vice-presidente da AEA, ressaltou que a conectividade deixou de ser algo distante e hoje está no centro da estratégia das empresas, da indústria e das regulamentações. “Veículos que se comunicam entre si, com o ambiente e com os usuários representam grandes desafios, mas também oportunidades extraordinárias. Esses debates são essenciais para que possamos construir propostas de regulamentações sólidas, aplicáveis e capazes de reduzir acidentes e salvar vidas”, afirmou.
Descarbonização é dever de todos
A AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva abriu o calendário oficial de eventos de 2025 com o Simpósio de Eficiência Energética, Emissões e Combustíveis, no dia 16 de abril, no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo. Em sua 11ª edição, sob o tema “Sedimentar o futuro com um olhar crítico ao passado”, o encontro revelou status do andamento de trabalhos que direcionam metas de descarbonização, motivados por regulamentações cada vez mais exigentes.
Henry Joseph Junior, diretor de Sustentabilidade e Parcerias Estratégicas e Institucionais da Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, trouxe para público retrato da formação da frota de veículos leves no País com as mudanças tecnológicas ao longo do tempo para, a partir dele, sinalizar os próximos desafios da engenharia.
Em universo no qual predominam os motores flex fuel e impulsionado por exigências mais rígidas para obter maior eficiência energética e segurança de recentes políticas industriais, como o Inovar-Auto e o Rota 2030, novos compromissos se avizinham. “Chegamos em um momento importante que, mais uma vez, resultará em mudanças tecnológicas e do perfil da frota”, resumiu o representante da Anfavea.
Segundo Joseph Jr., o Proconve, o Programa Mover e as próximas resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) colocam em pauta requisitos ainda mais rigorosos para cumprir as metas de redução de emissões e o aumento de recursos de segurança na produção das fabricantes.
A volta do Salão do Automóvel… Tem ainda Festival Interlagos e Eletrocar este ano
Depois de 7 anos de ausência, está confirmado o retorno do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em sua 31ª edição, a ser realizado entre os dias 22 e 30 de novembro de 2025, no Distrito Anhembi. Dezesseis marcas confirmaram presença: BYD, Citroën, Denza, Fiat, Honda, Hyundai, Jeep, Kia, Leapmotor, Lecar, Lexus, Mitsubishi, Peugeot, RAM, Renault e Toyota.
O evento vai ocupar uma área de 67 mil m2. Diferente de outras edições do Salão, montadoras e importadoras terão espaços-padrão de 500 m2 e estandes também padronizados de 120 m2, cujo foco será mostrar tecnologias automotivas. O organizador/promotor da mostra, a RX, vai montar uma pista indoor de test-drives e área Dream Lounge, com supercarros.
Antes do Salão, acontecem o Festival Interlagos Automóveis, em sua 4ª edição, de 11 a 15 de junho, e o Eletrocar Show, em sua 1ª edição, de 23 a 26 de junho, dentro da tradicional Eletrolar Show, no Distrito Anhembi.
O principal atrativo do Festival é a possibilidade de o público visitante realizar test-drive monitorado com modelos de marcas em exposição no icônico circuito de Interlagos. Para esta edição, estão confirmadas Abarth, BMW, FIAT, Ford, GAC, GWM, Honda, Hyundai, Lexus, Mercedes-Benz, MINI, Mitsubishi, Omoda I Jaecoo, RAM, Toyota e Volvo.
Quanto ao Eletrocar Show 2025, nova feira de mobilidade elétrica promovida pelo Grupo Eletrolar All Connected, confirma a participação da GWM (Great Wall Motors), uma das maiores montadoras de automóveis da China e que chegou ao Brasil em 2021; da Riddara, marca de picapes elétricas pertencente ao grupo chinês Geely; da Yala, fabricante de motos elétricas voltadas à mobilidade urbana, entre outras marcas.
O evento se propõe a mostrar o que o Brasil já tem por “trás” do produto veículos, como as empresas de infraestrutura de recarga: WEG (tradicional multinacional brasileira com amplo portfólio de carregadores AC e DC); On-Charge (startup que desenvolve soluções de recarga inteligentes para o mercado nacional); Zeta Uno (fabricante de carregadores rápidos com produção no Rio Grande do Sul); Riseon e Teison (players internacionais com atuação no fornecimento de estações de recarga para frotas e uso doméstico), além de Autarcia (especializada em mantas térmicas e segurança para baterias de veículos elétricos) e Celink, DB5, Tianying, Lvju, Karstsolar, Coletek e Kamai (das áreas como componentes, baterias, energia solar e soluções OEM para eletromobilidade).
Conselho Editorial: Anderson Suzuki, Everton Lopes, Luciana Giles, Marinna Silva e Raquel Mizoe
Jornalista Responsável: Koichiro Matsuo – MTb 13 224
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